g1 fez lista com as principais perguntas feitas pelos telespectadores ao longo do ano no quadro ‘Seus Direitos’ no JRO1, e quem responde é o defensor público Fábio Roberto. Quadro Seus Direitos do JRO1
Reprodução/Rede Amazônica
No quadro ‘Seus Direitos’, que vai ao ar todas às quartas-feiras, no Jornal de Rondônia 1ª Edição, os rondonienses têm a oportunidade de esclarecer suas principais dúvidas e saber mais sobre direitos com o Defensor Público Fábio Roberto.
No 6º episódio da série especial, gravada com exclusividade ao g1, o defensor explica o que o funcionário pode fazer quando, após ser contratado para uma função específica, ter que atuar em uma função diferente. Assista:
Seus direitos: defensor explica o que fazer quando há desvio de função no emprego
O que o Defensor Público diz:
“Se o funcionário exerce uma função distinta da registrada na carteira de trabalho, é necessário que o empregador formalize um novo contrato por essa responsabilidade adicional.
Caso exista uma diferença salarial em relação à função exercida, o pagamento correspondente à diferença salarial também deve ser efetuado.
Se a resolução não ocorrer naturalmente, o funcionário pode buscar a intervenção da Justiça Trabalhista para solicitar o recolhimento da diferença salarial e de todos os demais direitos trabalhistas, incluindo o 13º salário, férias, e até mesmo os pagamentos referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Para reivindicar seus direitos, é necessário fazer uma reclamação na Justiça Trabalhista ou no Ministério do Trabalho mais próximo. Esse procedimento dará inicio á uma investigação e fiscalização, podendo resultar em multas para o empregador que não está em conformidade com a legislação”.
Seus direitos: foi contratado para uma função e está exercendo outra? Defensor público explica o que fazer
Adicionar aos favoritos o Link permanente.