Foi roubado ou furtado? veja como fazer o boletim de ocorrência pela internet


Ocorrências de perda ou extravio de documentos, furto, roubo e acidentes de trânsito sem vítimas podem ser feitas pela internet. Foi roubado ou furtado, ou acabou perdendo os documentos, ou pior, se envolveu em um acidente de trânsito sem vítimas? Caso tenha marcado alguma dessas opções, existe uma forma de fazer o registro da ocorrência policial pela internet.
De acordo com o Governo de Rondônia, a ferramenta da Delegacia Virtual (Devir) funciona 24 horas e nela, é possível acompanhar o andamento da ocorrência.
Monitor da Violência: assassinatos caem 4% no Brasil em 2023, mostra edição final do levantamento periódico
Delegacia Virtual amplia opções e registros de violência doméstica contra mulher e racismo podem ser feitas pela internet
Reprodução/Delegacia Virtual
De acordo com o governo do estado, algumas ocorrências não criminais também podem ser registradas na ferramenta. São elas:
Desaparecimento de pessoa;
Crime contra a pessoa com deficiência ou crime contra o idoso;
Ameaça;
Injúria;
Difamação;
Calúnia;
Constrangimento;
Perturbação;
Desacato;
Estelionato.
Segundo a Polícia Civil, a ocorrência registrada na internet tem a “mesma legitimidade do registro feito na unidade física”.
Passo a passo de como fazer o boletim pela internet:
O cidadão, maior de 18 anos, deve acessar o portal (clique aqui) por meio de um dispositivo móvel, como computador ou celular.
Na página, é necessário informar em qual estado o crime aconteceu e posteriormente, informar os dados pessoais, e depois comunicar a ocorrência.
De acordo com o Governo de Rondônia, é importante ficar atento ao informar o e-mail e telefone no sistema, pois em caso de erros ou da necessidade de referências complementares no formulário e histórico da ocorrência, a equipe técnica entrará em contato através dos dados fornecidos.
Após validar o boletim, o documento ficará disponível para impressão. Logo após, a ocorrência é direcionada para a delegacia da área competente, que adotará as providências cabíveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.