Mulheres transformam resíduos têxteis em peças úteis com apoio da Sicoob Credip


Tecidos, como jeans, brim e tricoline são transformados em bolsas, ecobags, mochilas, bolsas de viagem, tapetes de retalhos, estojos escolares, aventais e bonecas de pano. A Cooperativa disponibilizou recursos para compra de equipamentos. Mulheres transformam resíduos têxteis em peças úteis com apoio da Sicoob Credip
Arquivo
Em Conselvan, Mato Grosso, cerca de 12 mulheres trabalham na confecção de diversos produtos a partir de resíduos têxteis. Elas fazem parte do Instituto Ecofashion, que em 2022 e 2023 recebeu apoio da Sicoob Credip para compra de equipamentos que tem possibilitado o funcionamento do Instituto. Entre os itens produzidos estão bolsas, ecobags, mochilas, bolsas de viagem, tapetes de retalhos, estojos escolares, aventais e bonecas de pano.
De acordo com Maria Luiza Gomes, diretora do Instituto Ecofashion, o projeto teve início no Centro de Educação Infantil Professora Lúcia Valtman Martins, como uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância ambiental. Inicialmente, o foco era a reutilização do tecido jeans, transformando-o em novas peças, como bolsas, estojos e almofadas. O sucesso do projeto levou à sua expansão, transformando-o em uma empresa que atualmente emprega 12 mulheres. A Sicoob Credip desempenhou um papel importante nesse processo, viabilizando a aquisição de máquinas.
“O apoio da Sicoob Credip foi fundamental para darmos o pontapé inicial, adquirindo máquinas de costura, mesas, impressoras, prensa térmica plana, entre outros itens. O trabalho aqui na Ecofashion complementa a renda dessas mulheres, e esperamos que, futuramente, se torne sua principal fonte de renda. Nossa equipe de costureiras confecciona em média cerca de 300 peças por mês. Além disso, atendemos a muitos pedidos de empresas que utilizam nossos produtos como brindes corporativos”, afirmou Maria Luiza.
Tecidos, como jeans, brim e tricoline são transformados em bolsas, ecobags, mochilas, bolsas de viagem, tapetes de retalhos, estojos escolares, aventais e bonecas de pano
Arquivo
Ela também destacou que parte das peças produzidas é doada para a comunidade carente do município. Atualmente, além do jeans, também são reaproveitados outros tipos de tecidos, como brim e tricoline, provenientes de parcerias entre a comunidade e empresas que realizam doações. Uma novidade recente tem sido o reaproveitamento de peças de uniformes, transformadas em bolsas e bonecos.
“O objetivo do Instituto é promover práticas sustentáveis através do reaproveitamento de resíduos têxteis, envolvendo a comunidade local na produção de diversos artigos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, nossa iniciativa visa fomentar a interação social, o empoderamento feminino e estimular o empreendedorismo”, ressaltou a diretora.
O analista em Desenvolvimento Cooperativo, Samuel Trevenzoli, destaca que só nos últimos dois anos a Sicoob Credip aplicou mais de R$ 3,8 milhões em apoio a projetos sociais de diversas localidades de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. A iniciativa do Instituto Ecofashion é um desses exemplos.
A Cooperativa disponibilizou recursos para compra de equipamentos.
Arquivo
“O projeto Ecofashion traduz o verdadeiro sentido do investimento social. Um grupo de mulheres, que buscam através do aproveitamento de materiais que seriam descartados por outras pessoas e empresas, uma forma de gerar emprego e renda, ou seja, une no mesmo projeto o social e o econômico. É uma iniciativa que deu certo, as mulheres se uniram, a população abraçou a ideia, e tem mostrado grandes resultados”, enfatizou Samuel.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, possui 47 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 120 mil cooperados.
Em Conselvan, Mato Grosso, cerca de 12 mulheres trabalham na confecção de diversos produtos a partir de resíduos têxteis.
Arquivo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.