Em outras regiões, como em Guajará-Mirim, o rio Madeira está abaixo da faixa da normalidade para essa época do ano. Nível do rio está na cota de atenção, tendo ultrapassado os 14 metros. Pôr do sol no Rio Madeira em Porto Velho
Saul Ribeiro/Prefeitura de Porto Velho
O nível do rio Madeira voltou a subir e ficou perto de atingir os 15 metros em Porto Velho, revelou o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Segundo o novo boletim de monitoramento hidrológico, o rio chegou aos 14,56 metros no dia 8 de março e mesmo na cota de atenção, “se encontra dentro da faixa de normalidade para esse período do ano”.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Rondônia no WhatsApp.
Entretanto, em outras regiões, como no município de Guajará-Mirim, o rio Madeira está “abaixo da faixa de normalidade para esse período”, tendo atingido, na última sexta-feira (8), 9,32 metros.
De acordo com o boletim, o nível do rio Machado em Ji-Paraná (RO) também está “abaixo da faixa de normalidade para o período”, já que até o dia 8, havia regredido 22 centímetros, marcando 8,28 metros.
Seca do rio Machado expoem pedrais e abre cachoeiras em Ji-Paraná
Juliana Santos/Rede Amazônica
De acordo com o SGB, as cotas do rio Madeira são definidas durante atividades de campo, em conjunto com as autoridades locais da Defesa Civil. Nas atividades são consideradas todas as particularidades do rio e as comunidade afetadas por uma potencial inundação.
A cota de atenção indica a possibilidade moderada de ocorrência de inundação. O madeira entra em cota de alerta se atingir 15 metros e de transbordamento após os 17 metros.
Nível do rio Madeira fica perto dos 15 metros, mas segue dentro da faixa de normalidade em Porto Velho
Adicionar aos favoritos o Link permanente.