Glauce Paiva é publicitária e aos 60 anos, atua na sua área de formação. Já Marília Pimentel, anos 55 anos, foi eleita como reitora da universidade onde se formou. Duas mulheres que representam a história de outras milhares de mulheres que conseguiram, depois dos 50 anos, a realização profissional.
Glauce Paiva, depois de criar os filhos, resolveu investir na carreira dos sonhos: ser publicitária. Já Marília Pimentel sempre teve vontade de ir além e fazer a diferença e hoje é reitora da universidade onde se formou.
Essas mulheres provam que a idade é apenas um número, e que a determinação e a resiliência podem abrir caminhos para o sucesso em qualquer fase da vida.
Um levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostrou que o mercado tem se aberto para profissionais com mais de 50 anos. Em 15 anos, as contratações mais do que dobraram nessa faixa etária.
De acordo com Maria Rita, professora do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), apesar de ser comum encontrar pessoas mais velhas ocupando cargos no mercado de trabalho, as mulheres geralmente enfrentam mais discriminação por idade, o chamado ‘etarismo’.
“A sociedade acha que a mulher depois dos 50 anos precisa ter outras obrigações como ser avó, cuidar da casa, dos netos… Mas ao contrário disso, essas mulheres são mais maduras, possuem bagagem pessoal, experiência profissional e cada vez mais vontade de viver”, explica.
‘Minha alma é jovem’
Glauce Paiva começou a trabalhar como professora auxiliar de uma creche, mas aos 20 anos, se tornou mãe. Depois disso, ela dedicou duas décadas à maternidade e ao trabalho para sustentar os filhos.
Glauce Paiva é publicitária e aos 60 anos, atua na sua área de formação
Emily Costa/g1 RO
Aos 40 anos, Glauce decidiu voltar a estudar e escolheu o curso de publicidade e propaganda. Ao ingressar na faculdade, ela se deparou com um ambiente cercado de jovem, mas isso não a intimidou. Pelo contrário, ela aproveitou essa oportunidade para trocar experiências com os colegas de classe.
“Eu sentia borboletas na barriga, algo que não sentia a muito tempo. Mas foi muito bacana, porque trocávamos experiências, de conhecimento e energia. Eu nunca me considerei uma pessoa mais ‘velha’ e sim como uma pessoa mais ‘experiente'”, explica.
Glauce conta que enfrentou dificuldades durante a formação, mas não por causa de sua idade e sim pelo conhecimento que estava adquirindo como estudante de ensino superior. Ela nunca pensou em desistir. A dificuldade era mais um passo para seu sucesso profissional.
A publicitária alcançou seus objetivos profissionais e não pensa em parar de estudar tão cedo
Emily Costa/g1 RO
Aos 60 anos, ela trabalha como ‘analista de marketing’, e acredita que é uma grande realização profissional. Além disso, no trabalho, por estar sempre cercada por jovens, ela se sente motivada a se manter sempre receptiva a novos aprendizados na sua área de formação.
“Eu nunca me contentei em ser aquilo que o padrão buscava que todo mundo fosse. Eu sempre fui muito além do meu tempo. Eu me sinto ainda jovem, capaz e com força de continuar conquistando os meus objetivos. Idade é apenas um número”, disse.
‘A idade traz maturidade’
Marília Pimentel começou a trabalhar aos 15 anos e aos 22 anos, se formou em Letras na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Sempre motivada por transformar os caminhos de quem a rodeava, ela decidiu se tornar professora.
Durante sua carreira profissional, Marília enfrentou dificuldades, principalmente em relação a conciliar a carga horária exaustiva e cuidar dos filhos e da casa.
Marília Pimentel, anos 55 anos, foi eleita como reitora da universidade onde se formou.
Emily Costa/g1 RO
Anos depois da graduação, ela conseguiu voltar para a Universidade onde estudou, já como professora. Antes de ocupar o cargo, Marília atuou em cargos de gestão, como coordenadora de curso e chefe de departamento.
‘Acho que o maior aprendizado que tive ao logo do tempo foi de não ser tão radical. Quando somos jovens queremos mudar o mundo, mas hoje percebo que precisamos ouvir, dialogar e entender. E isso só adquiri com a idade, a idade nos traz maturidade’, explica
Aos 55 anos, ela foi escolhida para ser a nova reitora da Universidade Federal, instituição onde concluiu sua formação acadêmica. Ao g1, ela revelou que nunca havia planejado ocupar essa posição, porém, suas experiências profissionais a conduziram até esse momento de reconhecimento e responsabilidade.
‘Idade é só um número’: conheça mulheres que alcançaram a realização profissional depois dos 50 anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.