IBGE e INCRA vão ter vagas para lotação em Rondônia. No estado, quatro cidades vão ter locais de prova. Concurso público
Arte/g1
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou retificações no edital do Concurso Nacional Unificado (CNU). As alterações foram publicadas em Diário Oficial nesta quinta-feira (8), a um dia para o fim do prazo de inscrição.
Foram feitas alterações no edital relacionadas à reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas negras, bem como mudanças nos requisitos de formação e avaliação de títulos para diversos cargos.
As alterações incluem a ampliação da documentação aceitável para caracterizar deficiência, a equiparação na correção de provas discursivas para candidatos PcD e de ampla concorrência, e modificações nos requisitos de formação e avaliação para diversos cargos em diferentes áreas temáticas.
Clique aqui e veja o edital do CNU – retificado
Segundo o Ministério, essas mudanças visam promover a inclusão e a equidade nos concursos públicos, além de garantir a qualidade e diversidade dos profissionais contratados pelo serviço público.
No país já são 1,5 milhão de pessoas inscritas para disputar as vagas do chamado ‘Enem dos Concursos’. Desse total, cerca de 30 mil se inscreveram para fazer a prova em Rondônia.
Até quando se inscrever no CNU
As inscrições do CNU terminam nesta sexta-feira (9) e para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para os cargos de nível médio, o valor é de R$ 60.
Quem for aprovado nas provas vai poder escolher lotação em várias capitais brasileiras, e Porto Velho está na lista. Veja abaixo quais órgãos:
Vagas para Rondônia no Concurso Nacional Unificado
Em Rondônia, segundo o governo federal, quatro cidades serão locais de provas, sendo:
Porto Velho;
Ariquemes;
Ji-Paraná;
Vilhena.
A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.
Clique aqui e confira os editais do Concurso Unificado
🧑⚕️ PARA QUAL ÁREA CONCORRER – Os candidatos vão pagar uma única taxa para concorrer a quantas vagas quiserem em diferentes órgãos federais, desde que sejam dentro de uma mesma área de atuação (bloco temático).
Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Funai, 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.
Como se inscrever no ‘Enem dos concursos’
g1
Quando serão as provas do CNU
As provas serão aplicadas em 5 de maio, no período da manhã e tarde (para todos os cargos).
Matutino (2h30 de prova)
nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Vespertino (3h30 de prova):
nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
nível médio: provas objetivas (40 questões).
Prazo para isenção no Concurso Unificado encerra nesta sexta-feira (26)
CNU: retificações no edital do Concurso Nacional Unificado são feitas na véspera do prazo de inscrição
Adicionar aos favoritos o Link permanente.