Inquérito investiga possível abate ilegal de onça-pintada por criador de suínos em Rondônia


Crime ambiental teria sido feito em propriedade no município de Vilhena, sul do estado. Vídeos que circula nas redes socais mostram que onça estaria dormindo quando foi abatida pelo produtor rural. Gravação mostra cães arrastando onça-pintada após homem atirar
Reprodução
O vídeo de uma onça-pintada sendo abatida por um suposto criador de suínos, em Rondônia, ganhou repercussão nas redes sociais nesta semana e gerou indignação entre os internautas. As imagens teriam sido feitas em Vilhena (RO), sul do estado, mas ainda não há confirmação se a gravação é recente e nem quem é o suspeito de ter matado a onça.
Diante da repercussão do caso, o Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (8) ter solicitado a abertura de inquérito policial para apurar um suposto caso de caça ilegal e porte ilegal de arma de fogo.
O pedido surgiu justamente após o vídeo repercutir nas redes sociais ao mostrar o abate da onça-pintada (espécie ameaçada de extinção). O animal teria sido morto pelo produtor rural em retaliação a um ataque anterior aos seus porcos.
A gravação que circula nas redes sociais mostra a onça-pintada sendo abatida enquanto estava em cima de uma árvore, aparentemente dormindo. Após o disparo, o corpo do animal cai no chão, já sem vida, e é atacado pelos cães de caça do atirador.
Segundo o MPF, mesmo em situações de ataque a rebanhos, as leis ambientais oferecem alternativas para evitar a morte do animal, como a comunicação ao órgão ambiental para que tome providências menos drásticas, como a sedação e captura do animal.
Onça estava em cima de árvore quando produtor rural atira
Reprodução
O caso é acompanhado pelo procurador da República Gabriel de Amorim Silva Ferreira. Ele aponta no pedido a necessidade de apuração do caso para identificar os responsáveis pelo abate ilegal da onça-pintada em Vilhena.
“O MPF visa garantir o cumprimento da legislação ambiental e a proteção da fauna silvestre, especialmente de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada. A legislação brasileira é clara quanto à proteção da fauna silvestre, exigindo autorização prévia do órgão ambiental competente para abater animais protegidos por lei. A onça-pintada é uma dessas espécies, conforme estabelecido pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente. A morte do animal, sem essa autorização, configura crime ambiental, conforme estabelecido pela Lei 9.605/1998”, diz.
VÍDEOS; veja mais notícias de Rondônia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.