Confira boas histórias registradas pelo g1 Rondônia. Histórias inspiradoras, impressionantes e curiosidades sobre a Amazônia fizeram parte das matérias mais lidas do g1 Rondônia em 2023. Relembre algumas:
Família de artesãos que vive ‘isolada’
Família transforma restos de árvores em estátuas de madeira no Lago do Cuniã em RO
Emily Costa/g1 RO
Para quem vive na Reserva Extrativsta “Lago do Cuniã”, em Porto Velho, a floresta é a principal forma de sustento. Morar isolados é uma escolha que faz com que uma família de artesãos esbanje na criatividade ao transformar restos de árvores e frutos em peças exclusivas.
A confecção das peças é totalmente manual e requer apenas utensílios simples: uma faca, cola, tinta e o principal: os pedaços e galhos de madeira que caem pelo quintal.
Há mais de 20 anos, a família vive praticamente “isolada” na comunidade de pupunhas, dentro da Reserva Extrativista. Francisca, seu marido e os outros seis filhos são os únicos habitantes da comunidade, que só pode ser acessada por barco.
Vídeo mostra médico estourando bolsa de bebê que nasceu empelicado
Bebê nasce empelicado e vídeo mostra médico estourando bolsa amniótica com dedo em RO
Um parto raro que rendeu um registro incrível. Em Vilhena (RO), o pequeno Davi Luiz nasceu dentro da bolsa amniótica intacta. Enquanto a enfermeira filmava, ele se mexia tranquilo, sem saber que em segundos seria “acordado” pro mundo.
Davi nasceu com 51 centímetros e mais de 3 kg. Segundo a mãe, ele é saudável, grande e bem esperto. O vídeo do médico estourando a bolsa viralizou e gerou muita comoção.
Comunidade que convive com mais de 30 mil jacarés
Vídeos mostra jacarés aglomerados no Lago do Cuniã em RO
Já imaginou viver isolado, totalmente cercado por milhares de jacarés? Essa é a realidade de quem mora na Reserva Extrativista (RESEX) Lago do Cuniã, situada no Baixo Madeira, em Porto Velho.
Um vídeo feito por um morador da comunidade, que mostra centenas de cabeças de jacaré camufladas em um lago, viralizou nas redes sociais (assista abaixo). O registro resultou numa visita exclusiva do g1 à unidade de conservação.
O que são os ‘rios voadores’ e como eles fornecem chuva
Já ouviu falar em rios voadores? Especialistas ouvidos pelo g1 explicam que os rios voadores são volumes de vapor de água que vêm do oceano Atlântico, se precipitam sob a forma de chuva na Amazônia e seguem até a Cordilheira dos Andes, uma cadeia de montanhas localizada na costa da América do Sul.
Para que o fenômeno ocorra é necessário um ciclo completo, com a participação da floresta amazônica.
Como nascem os rios voadores
Infografia/g1
EditorialAutomáticoSELECIONAR IMAGEMTítuloMulticontent *Insira o título do multicontent a ser anexado
Voluntários levam três dias para resgatar filhotes
Tudo começou com o barulho bem baixinho de “choro” de filhotes, até que moradores de Cacoal (RO) descobriram uma ninhada de cães dentro de um bueiro da cidade.
Voluntários se revezaram por três dias, em meio à chuva, para conseguir retirar todos os animais do bueiro e enviar para a adoção. O resgate contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e diversas estratégias para tentar atrair os filhotes.
Bebê empelicado, comunidade que vive entre milhares jacarés: histórias inspiradoras e inusitadas de 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.