Golpe do falso empréstimo: CrediSIS te ensina a identificar e o que fazer para se proteger.
Assessoria CrediSIS
Se uma pessoa está no aperto, ela acaba sendo alvo de promessas tentadoras e rápidas desse golpe, porque é aí que os criminosos entram em cena. Eles aparecem como “salvadores”, prometendo empréstimos fáceis, muitas vezes disponíveis até para CPF negativado. Só que eles aparecem como fantasmas, pegam seu dinheiro e desaparecem da mesma forma.
Esses golpistas são mestres em explorar não só a conta bancária dos seus alvos, mas também sabem como chegar em suas emoções. Contam histórias convincentes e ganham sua confiança antes de sumir. E você, no desespero por uma solução rápida, acaba nem percebendo os sinais de alerta.
Por isso, é preciso, acima de tudo, desconfiar dessas promessas excepcionais, conhecer mais como ocorrem esses golpes e saber como evitá-los.
Golpes de empréstimos mais frequentes
Com o aumento do endividamento, junto vem o aumento nos números de golpes envolvendo empréstimos. Pois esse tipo de golpe tem como maior alvo, pessoas desesperadas para pagar suas contas, e por isso não conseguem enxergar os sinais de golpe. Então entenda como identificar alguns golpes mais comuns para não cair neles.
Empréstimo consignado feito por criminosos
Aqui, o problema está em deixar suas informações expostas ou passá-las a qualquer pessoa. Os alvos desse golpe são os funcionários públicos e aposentados ou pensionistas. Com os seus dados nas mãos, eles fazem um empréstimo verdadeiro no nome da vítima, sem ela saber, em alguma instituição financeira. Então, quando o dinheiro cai na conta da vítima, os golpistas entram em contato com ela, dizendo ser funcionário do banco que concedeu o crédito e que houve um engano. Ele solicita a devolução do valor via Pix ou transferência bancária para uma conta que, na verdade, é do golpista. A vítima muitas vezes só descobre quando vê os descontos em sua folha de pagamento, o que já é muito tarde.
O golpe do empréstimo falso
O golpe costuma começar com uma pessoa se intitulando como funcionário de alguma instituição financeira. Ela pode chegar até você por meio de ligação, WhatsApp, SMS, E-mail e também anúncios nas redes sociais. Eles te oferecem empréstimos com taxas de juros bem abaixo do mercado. Eles focam em pessoas negativadas e muito endividadas, sempre dizendo que o crédito está disponível para elas. Então os criminosos coletam seus dados, montam um contrato, depois de você assinar a última jogada é o xeque-mate do golpe. No final eles avisam que para ser liberado o valor, você precisará pagar adiantado o Imposto sobre Operações Financeira (IOF). Entretanto, esse imposto, geralmente, já é embutido no Custo Efetivo Total (CET) dos empréstimos.
Empréstimo para investir
Esta é uma variação dos golpes de empréstimo em que os criminosos convencem a pessoa alvo de fazer um empréstimo em um banco qualquer para aplicar o dinheiro em seus “investimentos” com alta rentabilidade. A partir disso, eles prometem pagar as parcelas do empréstimo, investir o dinheiro da vítima e devolver para ela o valor inicial com adicional de 10% ou mais. Então funciona como uma pirâmide financeira, eles começam pagando as primeiras parcelas todas certinhas, depois desaparecem com o dinheiro.
Golpe do empréstimo consignado depositado sem ser solicitado
Então você está vivendo sua vida tranquilamente e de repente cai um dinheiro em sua conta que você desconhece. O que ocorre é que a instituição concede o empréstimo consignado para o funcionário público ou aposentado sem a solicitação dele. Enquanto isso, a instituição que cedeu o crédito lucra com a cobrança de juros em cima do valor e a vítima precisa entrar na justiça para conseguir cancelar a operação.
Saiba como se proteger desses golpes
Para quem está com o nome negativo e com muitas dívidas, a primeira coisa é não se desesperar, pois assim, não conseguirá ver os sinais de alerta quando aparecer uma proposta que, na verdade, é golpe e poderá deixá-la em uma situação muito pior do que a inicial. Tenha os seguintes cuidados:
● Não pague taxas antecipadas, isso não existe;
● Não repasse suas informações por mensagens, formulários ou ligações;
● Nunca exponha suas dívidas nas redes sociais;
● Tente não se desesperar com as dívidas.
Se estiver com dívidas, primeiramente, organize as finanças. Em uma cooperativa CrediSIS, você receberá ajuda para fazer um bom planejamento financeiro e vencer essa situação. Então tornando-se um cooperado do sistema, você terá disponível produtos desenvolvidos de acordo com o perfil e necessidades de cada pessoa. Porque melhor que uma dívida paga é ter a vida financeira organizada para aproveitar as oportunidades que surgirem.
Golpe do falso empréstimo: CrediSIS te ensina a identificar e o que fazer para se proteger.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.