O cooperado da Sicoob Credip, Valdir Aruá, teve sua história apresentada ao mundo, mostrando como é possível produzir um café sustentável e de qualidade na Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta D’Oeste. Produção sustentável de café em terra indígena de RO é apresentado na COP28
Arquivo
Na recente Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, realizada em Dubai, o café produzido pelo cooperado da Sicoob Credip, Valdir Aruá, na Terra Indígena Rio Branco, município de Alta Floresta D’Oeste em Rondônia, foi um dos cases de produção sustentável apresentados no evento. A COP 28 é um evento que reúne líderes e representantes de diversos países para discutir e buscar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta.
A história de Valdir foi contada pelo diretor do CCS, Ênio Meinen, no painel “Cooperativas Aliadas da Sustentabilidade Ambiental e da Segurança Alimentar”, que aconteceu durante o evento em Dubai (Clique aqui para assistir o trecho). Meinen representou o Sicoob e as cooperativas financeiras brasileiras, e destacou o papel do cooperativismo na promoção de uma sociedade mais sustentável.
Durante a apresentação, Meinen compartilhou o trabalho de Valdir Aruá, que este ano foi um dos premiados no 2° Prêmio Produtor Rural Sustentável do Sicoob. Valdir, membro da comunidade indígena na Aldeia São Luis, localizada em Rondônia, pratica a cafeicultura há cerca de 18 anos.
A produção de café da família Aruá não tem apenas transformado a visão da cafeicultura dentro da aldeia, como também em outras regiões. O café, denominado Robusta Amazônico, é cultivado sem o uso de produtos químicos, em harmonia com a floresta. A dedicação e o trabalho, tanto na colheita quanto no pós-colheita, resultaram em reconhecimentos, incluindo o segundo lugar no Coffee of the Year, em 2018. Em 2023, o filho de Valdir, Tawã Aruá, conquistou o primeiro lugar no 8º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé.
O sucesso do café Aruá também é fruto de uma parceria entre a Embrapa Rondônia, a Secretaria de Agricultura de Alta Floresta D’Oeste (Semagri) e o apoio da Funai. Por meio desse projeto, Aruá recebeu orientações técnicas e assistência para produzir café especial.
Com o apoio da Sicoob Credip o produtor conseguiu montar uma agroindústria para comercializar o café empacotado com a marca “Café Aruá”. O grão especial tem conquistado paladares, sendo inclusive exportado para outros países.
O case de Valdir Aruá ressalta a importância do equilíbrio entre práticas sustentáveis, respeito às tradições locais e parcerias estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades produtoras.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, possui 47 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 120 mil cooperados.
Produção sustentável de café em terra indígena de RO é apresentado na COP28
Adicionar aos favoritos o Link permanente.