Dona de casa aprende a fazer panetones pela internet e vê renda aumentar com venda de produtos caseiros: ‘já vendi até 80 por dia’


Jordana Moura começou as produções com conhecimentos básicos adquiridos através de tutoriais encontrados na internet, em Porto Velho. Panetone trufado feito de forma artesanal pela dona de casa
Mateus Santos/g1 RO
O panetone é um dos itens mais procurados para compor a ceia de Natal dos brasileiros e, por isso, muitos empreendedores aproveitam as celebrações para garantir uma renda extra com a produção do produto.
É o caso da Jordana Moura, dona de casa e confeiteira que mora na zona sul de Porto Velho há cerca de 5 anos. Ao g1, ela revelou que aprendeu a fazer panetones pela internet e decidiu investir nas vendas.
Fique por dentro: Qual é a origem do panetone e como ele se tornou a iguaria de Natal mais consumida no Brasil
Como tudo começou
A ideia de empreender no ramo surgiu em 2022, quando Jordana buscava maneiras de aumentar a renda de sua família. Inicialmente ela se aventurou nas produções dos panetones com conhecimentos básicos, adquiridos através de tutoriais encontrados na internet.
“O conhecimento que eu tinha era básico, aquele que a gente vai lá na internet e olha. Mas eu decidi fazer assim mesmo ” relata a confeiteira.
Panetones feitos por Jordana, que serão entregues como lembranças em confraternização de empresa.
Mateus Santos/g1 RO
Jordana relata que se surpreendeu com a quantidade de encomendas após iniciar sua produção de panetones. A demanda foi tão alta que os ingredientes do estoque acabaram e ela teve que ir atrás de mais produtos em cima da hora. Diante do sucesso, decidiu que no ano seguinte investiria ainda mais.
A confeiteira afirma que realizou um curso profissionalizante para aperfeiçoar as produções do natal de 2023, o que lhe ajudou a conhecer as técnicas corretas e aprimorar suas habilidades.
Queridinhos do Natal
Ao longo do dia, Jordana dedica, em média, cinco horas do seu dia para a produção de panetones, embora esse tempo possa variar devido ao processo específico de cada panetone, que leva, em média, quatro horas para ficar pronto.
“O principal é a fermentação e demora entre 3 e 4 horas para ficar pronta. Além disso, depende do calor, porque isso ajuda na fermentação”, explica.
A confeiteira conta que chegou a fazer 80 panetones em um mesmo dia, mas sua produção média é de 50 panetones diários.
Processo de produção dos panetones na cozinha da casa de Jordana
Mateus Santos/g1 RO
A produção iniciou na segunda quinzena de dezembro. Os queridinhos são os de 100 gramas, que são vendidos em dois tipos:
Tradicional (com frutas cristalizadas, como uva passa e figo);
Trufado (com cobertura e recheio de chocolate).
Os produtos são vendidos para amigos, familiares e até empresas, que encomendam os doces para presentear os funcionários durante as confraternizações de fim de ano.
Renda extra
Segundo o economista Otacílio Moreira, é cada vez mais frequente encontrar, nas festas comemorativas, uma oportunidade para gerar renda extra. Otacílio destaca que muitos, ao se aventurarem nesse caminho temporário, descobrem uma paixão pelo empreendedorismo.
“Muitos que iniciam essa aventura temporária acabam se estabelecendo permanentemente nessa área empresarial”, diz o economista.
Para o especialista, muitas pessoas têm a “veia empreendedora”, mas a falta de orientação sobre como gerir um negócio pode impedir sua permanência na área empresarial.
O economista também destaca a importância da capacitação e orientação desses empreendedores. É importante buscar por mentoria profissional, incluindo recursos como o Sebrae e outras organizações, para identificar nichos de mercado e orientação para a gestão do negócio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.