Prática tem contribuído para desmatamento ilegal e criação de animais dentro de áreas protegidas. Recomendação foi feita para áreas de preservação na capital rondoniense. Gado criado dentro de Parque Estadual em RO
MP-RO/Divulgação (Ilustrativa)
O Ministério Público de Rondônia recomendou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) que faça um levantamento, análise e cancelamento dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) inseridos dentre de unidade de conservação em Porto Velho.
A recomendação também indica que nas áreas em que há sobreposição parcial das unidades de conservação, os responsáveis devem ser chamados para regularizar a área cadastrada, sob pena de cancelamento do cadastro.
Segundo o MP informou nesta sexta-feira (15), desde 2022 o órgão vem verificando a existência de propriedades privadas dentro ou sobrepostas a unidades de conservação, que utilizam o CAR como documento para cadastro de área junto a órgãos de fiscalização sanitária animal e para compra e venda do território.
Essa prática, irregular, tem contribuído para o desmatamento ilegal e a criação de animais dentro de áreas que deveriam ser ambientalmente protegidas pelo Estado.
MP recomenda que Sedam cancele cadastros rurais criados dentro de limites de unidades de conservação em RO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.