Seca histórica afetou irrigação de plantas e abastecimento de água para animais. Auxílio deve ser solicitado junto ao Pronaf. Produtores rurais de Porto Velho que perderam suas lavouras por causa da seca severa de 2023, podem solicitar um auxílio financeiro para renegociação de dívidas junto aos bancos, revelou a prefeitura da capital. A seca histórica afetou irrigação de plantas e abastecimento de água para animais.
Segundo a prefeitura da capital, o auxílio pode ser solicitado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ainda de acordo com a administração municipal, os agricultores podem acionar o seguro custeio.
Leia mais: Pescadores devem receber auxílio de R$ 2,6 mil em razão da seca do rio Madeira
Seca histórica: ‘Deserto’ no meio do rio: imagens mostram como seca histórica mudou paisagem do Madeira
De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS), o programa de custeio é um modelo de “financiamento destinado as despesas normais do ciclo produtivo de lavouras periódicas, da entressafra de lavouras permanentes ou da extração de produtos vegetais espontâneos ou cultivados e ao atendimento das despesas normais de exploração pecuária”.
Lavoura seca devido às altas temperaturas e falta de chuva
Fredox Carvalho/Faeg
Além do auxílio, a prefeitura explicou que pode solicitar cestas básicas à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, “para atender os que perderam a sua fonte de renda em decorrência da forte seca”.
Produtores rurais de Porto Velho que foram afetados pela seca e perderam lavouras podem pedir auxílio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.