Entenda o que é a instalação de Rondônia e o porquê dela ser comemorada depois da data de criação


Criado em 22 de dezembro de 1981, o estado é o terceiro mais populoso da região Norte. Rondônia passou 39 anos sendo Território Federal do Guaporé; veja fotos da época. Bandeira de Rondônia
arquivo
O Estado de Rondônia, o terceiro mais populoso da região Norte, celebra nesta quinta-feira (4) seus 42 anos de criação, embora a data oficial seja em 22 de dezembro. Acontece que essa celebração levanta questionamentos sobre o seu significado e a razão de se comemorar só em janeiro.
O g1 preparou uma matéria exclusiva para ajudar os destemidos pioneiros a entenderem sobre a importância dessa data e as transformações relacionadas à transição de território para estado.
Antes de seguir adiante, teste seus conhecimentos sobre o estado:
Rondônia faz 42 anos de instalação: teste seus conhecimentos sobre o estado
Antes: Território Federal do Guaporé
A partir da década de 40, o governo federal criou diversos territórios, incluindo o Território Federal do Guaporé (atualmente Rondônia), que foi formado por áreas desmembradas do Mato Grosso e do Amazonas, com quatro municípios: Porto Velho (a capital), Lábrea, Guajará-Mirim e Santo Antônio.
Vista área da cidade de Porto Velho em 1968
Acervo IBGE
Em 1944, houve uma reorganização territorial que reduziu o número de municípios para dois: Porto Velho e Guajará-Mirim.
Palácio Presidente Vargas em construção, no ano de 1950, em Porto Velho
Secom/Governo de Rondônia
Em 1956, o território foi rebatizado como ‘Território Federal de Rondônia’, em homenagem ao Marechal Rondon — líder da equipe que realizou pesquisas topográficas e estabeleceu a linha telegráfica. A região passou 39 anos sendo um território federal.
Marechal Rondon, líder da equipe que realizou pesquisas topográficas e estabeleceu a linha telegráfica
Secom/Governo de Rondônia
A criação de Rondônia iniciou através da Lei nº 411 de 1969, que estruturou os territórios federais. Naquela época, muitos políticos despertaram o anseio pela criação de uma nova unidade federativa (estado).
Mesmo com o “apelo” de deputados, o governo federal tinha receio de uma transição para administração própria, pois ao criar um novo estado federativo, o recurso nacional teria uma divisão maior.
Agora: Estado de Rondônia
Foi em 22 de dezembro de 1981 que Rondônia foi elevado à categoria de estado. A criação foi por meio do Projeto de Lei Complementar e aprovado pelo presidente da República, na época João Batista Figueiredo. No entanto, a instalação oficial do estado ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982.
Vista área da cidade de Porto Velho
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
A ideia do nome Rondônia foi proposta pela primeira vez em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon: as linhas telegráficas.
No ano da criação, o estado era constituído por 13 municípios: Porto Velho (capital), Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Vilhena.
Palácio Getúlio Vargas em Porto Velho, primeira sede do poder executivo de Rondônia.
Decom/Divulgação
O Palácio Getúlio Vargas, localizado em Porto Velho, foi a primeira sede do poder executivo de Rondônia. O primeiro governador a ocupar a cadeira do prédio, em 1982, foi o coronel Jorge Teixeira de Oliveira.
Após alcançar o status de estado, Rondônia continuou a crescer. Atualmente, com 42 anos desde sua criação, é uma das 27 unidades federativas do Brasil, dividida em 52 municípios, e abriga aproximadamente 1.581.196 habitantes.
Confira população atualizada dos municípios de Rondônia
Mapa de Rondônia com divisão dos municípios
Reprodução/IBGE
A bandeira dos destemidos pioneiros
Já a bandeira que representa Rondônia foi escolhida através de um concurso, em dezembro de 1981. O vencedor foi Sílvio Carvajal Feitosa, que na época tinha 17 anos.
A bandeira de Rondônia ficou composta pelas quatro cores da bandeira do Brasil e está dividida horizontalmente em duas metades. Na metade superior predomina o azul, enquanto no centro há uma estrela de cinco pontas branca. As pontas da estrela ultrapassam o limite da parte azul, invadindo a metade inferior da bandeira.
Bandeira de Rondônia
Daiane Mendonça
A metade inferior da bandeira é divida em três partes, sendo um triângulo verde e outras duas partes de triângulos amarelos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.