Você viu? Funcionário demitido após foto com bebida, acidente de avião em Vilhena, família que morreu afogada, Mega da Virada e as mais lidas de 2023 no g1 RO


Confira as notícias que mais chamaram a atenção do público neste ano de 2023. O funcionário que foi demitido por ter postado foto com um produto da empresa concorrente, o acidente de avião que terminou com a morte de pai e filho no interior do estado, e a expectativa para a Mega da Virada com premiação histórica foram algumas das notícias que mais chamaram a atenção dos leitores do g1 Rondônia neste ano de 2023. Relembre algumas delas:
Janeiro
Guilherme Doná tinha 17 anos e morreu após descarga elétrica
WhatsApp/Reprodução
Guilherme Cardoso Doná, de 17 anos, morreu depois de receber uma descarga elétrica em cima do telhado de uma casa em Ariquemes (RO), durante o fim de semana de Ano Novo. O adolescente era filho de um casal de advogados.
Segundo contou uma testemunha à Polícia Civil, Guilherme havia subido no telhado para ajudar um amigo a lavar uma placa solar e, em certo momento, o jovem acabou pisando em numa calha que estava energizada por um fio desencapado. Guilherme acabou recebendo uma forte descarga elétrica e caiu já desacordado. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o jovem não resistiu.
Veja também:
Calendário de pagamentos dos servidores para 2023 é divulgado pelo governo de RO
VÍDEO: homem pega sucuri de 5 metros durante passeio em família em Machadinho, RO
Fevereiro
Hospital João Paulo II em Porto Velho
Secom
Corrupção passiva, estelionato e peculato estão entre os crimes que levaram à condenação de um empresário, ex-diretor do Hospital João Paulo II, e de um servidor público do Hospital de Base em Porto Velho.
Os acusados usavam a influência dos cargos que exerciam nas unidades de saúde estaduais para oferecerem favorecimento em filas de espera para procedimentos médicos regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em troca de vantagem financeira.
Veja também:
PM de Rondônia morre após troca de tiros com policiais em Goiás; ele estava com 60kg de cocaína
VÍDEO: pescador fisga pirarara de 1,5 metros e 70 quilos no rio Madeira: ‘uma das maiores que eu já vi’
Março
Bala encontrada na rua
TV Globo
O levantamento realizado pelo Monitor da Violência, que apontou que Rondônia foi o 7º estado mais violento do país no ano de 2022, foi destaque no mês de março. No ano, foram registrados 28,5 mortos para cada 100 mil habitantes.
Pernambuco, que ocupa o 1° lugar do ranking, teve 35,3 mortes para 100 mil habitantes e se tornou o mais violento do nordeste. Já o Amazonas (33,5) e Rondônia (28,5) são os dois estados mais violentos do Norte.
Veja mais:
Mais de 90 mandados são cumpridos em operação da PF contra tráfico de drogas em Rondônia
Show da MC Pipokinha é cancelado em Ariquemes, RO, depois de ataque a professores
Abril
Criança; violência sexual
SSP/SE
Um homem foi preso no mês de abril em Cujubim (RO), suspeito de estuprar a enteada por cerca de seis anos. O crime foi descoberto porque ela escreveu um bilhete para a irmã contando o que acontecia. O caso foi denunciado à polícia pela mãe da vítima.
Segundo as investigações, a criança “cuidava” do suspeito depois que ele sofreu um acidente e precisou amputar uma das pernas. A polícia aponta que ele se aproveitava da situação para praticar o crime.
Veja também:
Passageiro de ônibus é preso após entregar por engano ticket de bagagem com drogas à polícia, em RO
‘Quinta-feira santa’ é feriado, ponto facultativo ou dia normal em Rondônia? Entenda
Maio
Montagem candiru
João Cordeiro / Instagram
O candiru, conhecido como “peixe-vampiro”, é temido por banhistas da Amazônia pela sua capacidade de entrar em orifícios do corpo humano, como o pênis. Mas sabia que não são todos os candirus que possuem esse comportamento? E o que atrai esse animal até o corpo humano?
Em maio, o g1 conversou com o pesquisador e especialista em diversidade e biogeografia de peixes de água doce, Fernando Dagosta, que explicou um pouco sobre o comportamentos desses animais. Veja mitos e verdades sobre o temido animal.
Veja também:
VÍDEO: Pescador leva cabeçada de pirarucu de mais de 2 metros durante pescaria ‘com a mão’ no rio Madeira
Frente fria em Rondônia? Veja o que diz a previsão do tempo
Junho
Ator Alien Bruce Pontes da Silva tinha 37 anos
Instagram/Reprodução
A notícia da morte do ator Alien Bruce Pontes da Silva, conhecido por interpretar Jesus Cristo no espetáculo “O Homem de Nazaré”, ganhou as redes no mês de junho, em Porto Velho.
Aos 37 anos, Alien Bruce, como foi popularmente chamado, era ator voluntário da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) e já esteve em vários projetos culturais na capital. Seu último trabalho nos palcos foi na peça “O Homem de Nazaré”, apresentado no Palácio das Artes em abril. A apresentação protagonizada por ele teve duração de três dias.
Veja também:
Entenda como Camaro transformado em viatura de luxo da PM virou ‘deboche’ na internet
Menina vítima de estupro coletivo ficou com grave lesão na genitália, diz polícia de RO
Julho
Funcionário demitido de empresa depois de postar foto no aniversário do filho com produto rival
Keoma Oliveira/Arquivo Pessoal
A vida de Keoma Oliveira teve uma reviravolta neste ano por causa de uma foto postada em uma social. Funcionário da Frisky, na época, o jovem postou uma foto do aniversário do filho, e na mesa do bolo tinha uma garrafa de refrigerante Dydyo.
Um dia após a foto ser postada, Keoma foi demitido sob o argumento de “troca no quadro de funcionários”. Em julho deste ano a Justiça de Ariquemes (RO) condenou a empresa a pagar uma indenização. Dias depois, o jovem recebeu uma proposta para trabalhar na Dydyo.
Veja também:
Pecuarista e filho morrem em queda de avião em floresta na divisa de RO e MT
VÍDEO: menino que morreu com o pai em queda de avião foi filmado pilotando aeronave
Agosto
Garon e o filho morreram no acidente em Vilhena
Reprodução/Facebook
O acidente de avião que resultou na morte do pecuarista Garon Maia e do filho Francisco, de 11 anos, em Vilhena (RO) abalou o estado entre os meses de julho e agosto deste ano. O menino passava as férias escolares com o pai, que pilotava a aeronave, e retornaria para Campo Grande, onde morava com a mãe.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave das vítimas bateu violentamente contra as árvores, perto de um local conhecido como Cachoeira das Cavernas. Houve um forte impacto e moradores da região ouviram o estrondo. O acidente com o bimotor aconteceu cerca de oito minutos depois do avião decolar do aeroporto de Vilhena. Um vídeo do menino pilotando o avião ganhou as redes sociais depois do acidente; entenda.
Veja mais:
Picape bate em carreta de dupla sertaneja e motorista morre preso às ferragens entre RO e MT
Acidente de avião que matou pecuarista e filho: o que se sabe e o que falta saber
Setembro
Vitória Barros, estudante indígena cotista teve matrícula cancelada pela Unir
Arquivo Pessoal/Vitória Barros
Uma estudante cotista disse ter sido vítima de racismo na Universidade Federal de Rondônia (Unir) após ter sua matrícula cancelada pela banca de heteroidentificação, que considerou que ela não era indígena. Vitória Barros foi aprovada para cursar medicina e diz pertencer ao povo Tapuia Tarairiú.
A banca de heteroidentificação, que visa comprovar se o aluno tem direito a cota étnico-racial, visando evitar fraudes, afirma, em relatório, que a estudante “fez chapinha e maquiagem para parecer mais com o fenótipo indígena” e que nas redes sociais ela “aparece com cabelo bem cacheado”. Entenda a história.
Veja também:
Homem pede para ver seios de adolescente de 14 anos em ‘troca’ de senha do Wi-Fi, em RO
‘Fora do padrão’: vencedora do Baile da Rainha da Expojipa 2023 é vítima de ataques racistas na internet
Outubro
Hidrelétrica Santo Antônio
Hidrelétrica Santo Antônio/Divulgação
A seca que atingiu o estado de Rondônia em 2023 trouxe consequências para além da agricultura e do abastecimento de água. No mês de outubro, devido o baixo nível do rio Madeira em Porto Velho, a hidrelétrica de Santo Antônio precisou interromper suas operações. Na época, o rio, que chega a 14 metros na cheia, atingiu a marca de 1,43 metro.
Essa foi a segunda vez desde a sua instalação que a usina precisou parar as atividades. A primeira vez, em 2014, foi devido à cheia histórica do rio.
Veja também:
Eclipse solar: aprenda a fazer visor de proteção caseiro para observar o fenômeno com segurança
VÍDEO: Ferrão de peixe atravessa mão de idoso em RO: ‘a mesma coisa que levar uma facada’
Novembro
Episódio de Os Simpsons que tornou Homer milionário
Reprodução
A Mega da Virada deste ano deve pagar cerca de R$ 570 milhões ao vencedor. O alto prêmio atraiu a atenção dos apostadores desde cedo. Em novembro, o assunto que ganhou a maior atenção dos leitores do g1 Rondônia foi sobre o episódio de “Os Simpsons” em que o personagem Homer se torna milionário.
O trecho resgatado do desenho, famoso por mostrar ao mundo o que vai acontecer anos antes dos fatos, mostra o personagem principal indo a uma loja nos EUA e ganhando um ‘bilhete’ da sorte. Nele está escrito que aquele era seu dia de sorte. Confira os números que saíram para o Homer.
Veja também:
Itamaraty confirma morte de brasileiro voluntário atingido por míssil em guerra na Ucrânia: ‘morreu como herói’, diz irmã
‘Não sobrou nada do meu irmão’: família de brasileiro morto por míssil em guerra na Ucrânia diz estar ‘perdida’
Dezembro
Médica Sônia Valadares dos Santos morreu após carro cair em rio com sua família
Reprodução
Uma tragédia marcou o mês de dezembro no interior do estado. Uma médica morreu afogada junto com o filho e outros membros da família após sofrer um acidente o carro em que estavam cair dentro de um rio na zona rural de Pimenteiras do Oeste (RO).
Uma parte da família era do interior de Mato Grosso e estava de férias na região. No dia do acidente, as vítimas estavam indo pescar. Sônia Valadares tinha 44 anos era formada em medicina e era servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde de Ascurra (SC). O filho João Carlos tinha 22 anos e era estudante de odontologia.
Veja também:
Os 6 números mais sorteados da Mega da Virada
Valor da Mega da Virada: tabela de preço tem aposta que pode custar até R$ 193 mil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.